Dicas, Saúde

Conheça os alimentos eficazes contra a prisão de ventre

Estima-se que entre 20 e 30% da população brasileira sofre de constipação. Uma pessoa constipada é aquela que evacua menos de três vezes por semana. Mas o que leva as pessoas a terem prisão de ventre?

São diversas as causas, por isso o ideal é que assim que você perceber esse problema consulte um médico. Mas geralmente ele está ligado há maus hábitos de vida como uma dieta desequilibrada e sedentarismo.

Reunimos aqui algumas dicas de em quais alimentos apostar para melhorar o quadro de constipação, confira:

Água e sucos naturais

Sem água o cocô fica mais ressecado tornando mais força necessária para evacuar. O ideal é que a pessoa beba 30ml por quilo de peso por dia. Sucos naturais também dão uma ajuda, mas não devem ser substitutos da água.

Frutas

Algumas frutas como mamão e ameixa já possuem a fama de ajudarem a aumentar a frequência das visitas ao banheiro. Mas a verdade é que qualquer fruta é uma aliada na luta contra a prisão de ventre, até mesmo a maçã. O ideal é consumir três porções por dia.

Legumes e hortaliças

Esse grupo é rico em fibras e substâncias que auxiliam na formação do bolo fecal. De preferência mantenha a casca de legumes como a beterraba, tomate, berinjela e etc são nelas que a maior parte das fibras se encontram. Invista também nos vegetais folhosos como rúcula, espinafre, alface, etc..

Iogurte com probióticos

Os probióticos nada mais são do que bactérias boas para o nosso intestino. Uma vez lá colonizados eles ajudam no processo de digestão e fermentação das fibras, auxiliando assim na luta contra a prisão de ventre.

Leguminosas

As leguminosas também são grandes aliadas dos possuidores de um intestino preguiçoso, pois são ricas em fibras. Se você não tiver o costume de ingeri-las elas podem gerar gases, uma dica para evitar esse quadro é deixar os grãos de molho antes de cozinhá-los.

Aline Fatima – Redação +Qv Fit

You may also like...