Blog, Saúde

Por que ir ao ginecologista é importante?

O ginecologista é o profissional mais importante para saúde da mulher. Por isso passar por uma consulta regularmente é de extrema importância.

É no consultório desse ou dessa profissional que todas as suas perguntas sobre menstruação, irregularidades hormonais, prevenção do câncer de colo de útero ou de mama, planejamento da maternidade, dificuldades sexuais, suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis e corrimentos vaginais serão respondidas.

Quando ir?

O ideal é ter sua primeira consulta ainda adolescente logo após a primeira menstruação ou antes de iniciar a vida sexual.

Com que frequência?

Para garantir o bem-estar e saúde da mulher o ideal é passar pelo menos uma vez ao ano com um(a) ginecologista. Se a mulher passa por algum tipo de tratamento o ideal é uma consulta a cada seis meses.

Por que ir?

Os dois principais tipo que câncer que atingem as mulheres é o de mama e no colo do útero. Ambos podem ser tanto prevenidos quanto detectados no início através de exames pedidos pelo ginecologista.

Cólicas e fluxo menstrual irregular também são situações que devem ser discutidas com o médico. Assim como a escolha do melhor método contraceptivo, já que cada organismo responde melhor a tipos diferentes.

Após encontrar um médico(a) que você se adapte a visita ao consultório se torna mais agradável e cria-se a liberdade de tirar mais dúvidas. O importante é não deixar para depois um cuidado que se tomado antes pode evitar diversos transtornos no futuro.

E você já se consultou esse ano?

Aline Fatima – Redação +Qv Fit

You may also like...