Alimentação

Uma alimentação saudável pode prevenir o câncer!

Prevenir sempre será o melhor tratamento, cuidar da saúde, do corpo respeitando o bem estar físico, espiritual e social. Para tanto é importante cuidar da alimentação, praticar atividade física e manter o peso equilibrado.

Estamos em um mês de dedicado a campanha de prevenção ao câncer de mama. Você já fez o auto exame e cuidou da sua saúde hoje? De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) só neste ano cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados. Isso resulta em uma taxa de de incidência de 51,29 casos a cada 100 mil mulheres.

Não deixe de realizar todos esses passos que fazem parte da prevenção, uma deles é mudar a sua alimentação. Não existem alimentos milagrosos ou curativos, mas uma alimentação saudável promove uma série de benefícios através dos nutrientes, para diversas funções do corpo promovendo a proteção e saúde!

Veja algumas dicas de como se alimentar melhor:

  • Evitar alimentos processados, minimamente ou ultraprocessados. Como: salsicha, linguiça, etc..
  • Inclua alimentos ricos em fibras em sua alimentação bem como: frutas, verduras, legumes pois além de promoverem saciedade auxiliam o bom funcionamento intestinal. Tente introduzir alimentos orgânicos
  • Atenção aos rótulos dos alimentos, observe as informações e não consuma alimentos que você não entenda ou não saiba o que compõe.
  • Evite consumo excessivo de açúcares e sal, utilize temperos naturais (use e abuse das ervas e aprimore a sustentabilidade, cultive uma hortinha de temperos em sua casa)
  • Tenha um equilíbrio na ingestão de líquidos, evitando refrigerantes, sucos prontos. obs: para aumentar consumo de água, aromatize com canela, hortelã, frutas.
  • Proteínas: Priorize carnes brancas e ovos

Lembre-se de variar sua alimentação,consumir os mes mos alimentos todos os dias faz com que você consuma os mesmos nutrientes, varie e aumente as oportunidades.

Sua alimentação bem colorida, equilibrada e com variedade sem dúvidas potencializará o “efeito” protetor, anti-inflamatório e antioxidante que a alimentação proveniente dos alimentos saudáveis pode propor!

Aline Fatima – Redação +Qv Fit

You may also like...