Blog

Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre suicídio

De acordo com dados divulgados no ano passado, o Brasil tem um suicídio a cada 46 minutos. Mesmo esse sendo um dado preocupante, falar sobre o assunto ainda é um tabu no nosso país.

Foi pensando em romper com o medo e a falta de informações sobre a questão que a campanha Setembro Amarelo foi criada. O mês foi escolhido para juntar a iniciativa com o Dia Mundial de prevenção ao suicídio (10 de setembro).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) nove a cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas e o caminho para que isso ocorra é a conscientização e o diálogo. Romper o silêncio é melhor forma de prevenção quando os primeiros sinais são apresentados.

Atitudes como: isolamento, mudança de hábitos, perda de interesses em atividades que antes gostava, baixa no desempenho escolar ou profissional, entre outros são sinais preocupantes. Por isso fique atento!

Falar sobre o suicídio não aumenta os casos, pelo contrário, ajuda a identificar e tratar pessoas que tenham a intenção. No Brasil, existe o CVV (Centro de Valorização da Vida). A ONG presta serviço voluntário gratuito 24 horas por dia e 7 dias por semana. Os voluntários atendem pessoas que precisam de apoio emocional. O serviço funciona através do chat 188.

Acompanhe uma entrevista feita pela Bispa Fernanda Hernandes sobre depressão com o Doutor Fernando Fernandes no programa De Bem com a Vida:

 

Aline Fatima – Redação +QV Fit

You may also like...