Alimentação

O que é a intolerância à lactose?

Você, com certeza, já ouviu alguém dizer que é intolerante à lactose, mas você sabe o que exatamente a intolerância é?

Quem é intolerante à lactose pode sentir dor de barriga, ter gases e outros desconfortos após ingerir leite e seus derivados. Isso acontece porque o organismo dos afetados possui incapacidade total ou parcial de produzir a lactase, enzima responsável por romper as moléculas de lactose.

Dessa forma, o composto fica acumulado no intestino. sendo fermentado pelas bactérias que ali habitam, gerando o mal-estar.

Como surge?

Os sintomas aparecem de formas distintas, mas geralmente acontecem pela redução natural da produção da lactase com o passar da idade. Quando bebês, como nos alimentando exclusivamente de leite, o organismo produz altas doses de lactase. Quando crescemos e outras coisas entram no cardápio, a redução naturalmente diminui. Em algumas pessoas, a queda é maior, e o corpo começa a não responder bem a alguns goles de leite.

Os casos mais raros são quando a intolerância é genética e quando micro-organismos ou inflamações atacam as células produtoras de lactase. É importante destacar que a intolerância à lactose não é o mesmo que alergia. Indivíduos alérgicos possuem uma reação imunológica exagerada a uma proteína específica do leite de vaca. O ataque das células de defesa geram diversas manifestações no corpo, como inchaço nos lábios, manchas na pele, coceira, falta de ar, entre outros.

Sintomas da intolerância

– Dor e inchaço abdominal;

– Diarreia;

– Gases;

– Azia;

– Náusea;

– Dor de cabeça.

Tratamento

Não existe nenhum medicamento que ajude a estimular a produção de lactase no corpo. O tratamento se baseia no controle da ingestão de alimentos contendo lactose. A quantidade suportada pelo organismo muda de pessoa para pessoa, sendo o médico a determinar o nível da restrição, sendo raros os casos em leite e derivados são cortados completamente do cardápio.

 

Aline Fatima – Redação +QV Fit

You may also like...